Mãe ou progenitora?

09:33




Mãe, és o meu amor e sempre me amaste, dizias isso tantas vezes mesmo quando eu não queria ver. Sempre foste exemplar, tirando o fato de que mudamos dezenas vezes de casa e eu sentia-me um eterno sem abrigo.
Era filho de todos e filho de ninguém!
Dizias-me o que eu tinha de fazer com um moralismo de alguém que vende um peixe que não compra. Quando te perguntava porque falhavas comigo, tu choravas e eu logo entendia que não podia fazer-te sofrer, porque não devemos colocar as mães tristes! E logo elas que fazem tudo para que possamos viver dignamente.
Talvez por isso trabalhavas horas a fio sem ligar para casa, para saberes se eu tinha ido à escola ou se fiz os tpc’s. Não assinaste o meu primeiro 5 a português, nem o 1 a Matemática. Aprendi a imitar a tua assinatura e a explicar ao diretor que eras uma pessoa importante que estava a criar uma coisa que iria mudar o mundo.
Deixaste de existir para mim mas ao mesmo tempo eras o meu Tudo, a minha razão de viver. Ainda assim, deixei de obedecer-te mas ao meu melhor amigo e namorada eu obedeço cegamente. Sigo-os como irmãos, e a ti desejo que sejas feliz mas que não me chateies muito.
Já sou crescido, não preciso de ninguém. Mas preocupo-me quando arranjas namorados novos porque podes voltar a sair de casa e deixar-me na avó. Mas isso só acontece porque os otários sabem dar-te a volta, mas “ai deles que venham dar para espertos que dou-lhe duas facadas”.
Mãe, tu dizes-me que sou tudo para ti mas esse discurso é repetido aos meus irmãos. Gostarás de todos por igual? E porque proteges o mais novo só porque é mais novo? Porque ajudas mais o mais velho só porque é mais certinho e beto, grande falso tropa?
Tu nunca respondes apenas sorris deixando-me adivinhar.



És a minha eterna paixão, melhor amiga e professora,
és mais que uma deusa,
és a minha mãe e/ou progenitora?

You Might Also Like

0 comentários

Design



Design criado em colaboração com a página Esboç'Arte.

Subscribe